logo

Após Dia D de vacinação contra gripe em Alto Araguaia, apenas 42,7% do grupo de risco é imunizado; meta é de 90%


Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

417 Acessos

Após Dia D de vacinação contra gripe em Alto Araguaia, apenas 42,7% do grupo de risco é imunizado; meta é de 90%

Após o ‘Dia D’ de vacinação contra o vírus da gripe em todo o país realizado no último sábado (04), o município de Alto Araguaia (415 Km de Cuiabá) não atingiu a cobertura prevista. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a meta de vacinação no município é de 90% dos grupos de risco, do total de 4.602 pessoas. Desde o início da campanha no início de abril, apenas 42,7% buscaram prevenção junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Fazem parte dos grupos prioritários as pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas, servidores do sistema penitenciário e pessoas privadas de liberdade.

Dentre esses grupos o menos imunizado são os das puérperas, com um total de 31 mulheres apenas 19,3% buscaram atendimento. Em segundo estão as crianças que do geral de 1.389 só foram imunizadas 27,6%. Os doentes crônicos somam 691 no e somente 38,6% receberam a dose. Já o índice de gestante no município é de 188 das quais apenas 39,8% procuraram a imunização. O número de trabalhadores da saúde que se preveniram é de 41,9% do total de 360 pessoas a serem imunizadas.

Mas os números que impressionam, por serem em média satisfatório, contempla os grupos de idosos e de professores. Já que de 1.647 idosos aproximadamente 51,9% estão prevenidos do vírus e de 296 professores mais de 63,8% foram imunizados

"Pedimos a população que procure a unidade básica do bairro e se imunize. A vacina não causa reação, pelo contrário, ela pode prevenir três tipos de gripes além de prevenir doenças, como pneumonia e até mesmo evitar outras complicações", conclama a secretária de Saúde do município, Manoela Nunes de Souza.

A campanha é realizada em todo o país e segue até o dia 31 de maio.